O que é o Grupo de Iniciativas Educacionais?

Em 2017, a SBFTE lançou oficialmente por ocasião do 49o Congresso da Sociedade seu programa de Iniciativas Educacionais (Educational Initiatives) que foi concebido para apoiar, promover, alavancar a produção e expandir a divulgação de materiais didáticos e novas ferramentas educacionais voltados para o ensino e pesquisa na área de Farmacologia e Terapêutica, com foco em farmacologia básica e aplicada. As atividades, que contam com a colaboração de sócios SBFTE, são coordenadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Iniciativas Educacionais vinculado ao Fórum Permanente de Pós-Graduação em Farmacologia da Sociedade.

Os materiais e atividades são voltados para diferentes públicos e interesses, incluindo estudantes e professores de escolas de ensino fundamental e médio, docentes, estudantes (pós-graduação e graduação) do nível superior e profissionais envolvidos com ensino, educação e pesquisa, ou ainda, para o público em geral (divulgação científica) com interesse na área. O acesso aos materiais é livre.

As Iniciativas Educacionais (versão português e em breve em inglês) são também parte de rede de colaboração com sociedades científicas e instituições internacionais, incluindo a International Union of Basic and Clinical Pharmacology (IUPHAR) com a qual a SBFTE é afiliada.

Informações e contato para envio de materiais: iniciativaseducacionais.sbfte@sbfte.org.br.

Como contribuir e encaminhar materiais?

As normativas e instruções para o envio de contribuições no formato de (i) submissão espontânea ou (ii) compartilhamento de materiais por hyperlink (ambos aceitos apenas de sócios SBFTE; fluxo contínuo), ou ainda (iii) submissão induzida (editais com normativas e calendário annual específico) estão estabelecidas nos seguintes documentos aqui disponibilizados (clique nos links para acesso):

Informações e Contato para envio de materiais: 

> Email: iniciativaseducacionais.sbfte@sbfte.org.br

*Clique nos Ícones abaixo para acessar as páginas.


Navegue pelos menus:

1Glossário Semântico de Farmacologia

Os materiais visam servir como guia de referência para o uso correto de termos técnicos da área de Farmacologia e Terapêutica, assim como dirimir dúvidas e corrigir certos vieses encontrados em livros textos. Diferente de uma lista de definições de termos técnicos (glossário stricto sensu), este Glossário Semântico visa propor uma terminologia com base em argumentos devidamente referenciados.

Clique aqui para acessar o glossário

2Regras Ortográficas na Farmacologia

Os materiais visam conscientizar estudantes, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais da área de Farmacologia e Terapêutica sobre a escrita de textos de acordo com a reforma ortográfica da língua portuguesa assim como incentivar o uso da nomenclatura oficial dos fármacos na língua portuguesa seguindo as recomendações das Denominações Comuns Brasileiras (DCB).

Clique aqui para acessar as regras Ortográficas na Farmacologia

4Livros e Capítulos de Livros

Os materiais correspondem a Livros e Capítulos de Livros para apoio no ensino e educação em temas de Farmacologia Básica e Aplicada direcionados a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais interessados na área temática.

5Modelos Experimentais em Farmacologia

Os materiais, em diferentes formatos, apoiar as atividades de ensino e pesquisa sobre o uso de modelos experimentais (em animais ou com modelos alternativos) em farmacologia básica e aplicada tendo como público alvo estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores na área de Farmacologia e Terapêutica.

6Ensino em Farmacologia: Novas ferramentas didáticas

Materiais diversos sobre novas estratégias e ferramentas didáticas para o ensino em farmacologia básica e aplicada tendo como público alvo estudantes de graduação, pós-graduandos, pesquisadores e professores da área ou interessados na temática de Farmacologia e Terapêutica.

Clique aqui para acessar o Ensino em Farmacologia: novas ferramentas didáticas.

7Popularização da Ciência

GIBIS EM FARMACOLOGIA – A Farmacologia Na Linguagem em Quadrinhos
Materiais para promoção de aprendizado e divulgação científica em Farmacologia. Público alvo: público em geral; estudantes e professores do ensino fundamental e médio; docentes e alunos com atuação em atividades de extensão na área.


Ações em Escolas ou Eventos
Divulgação e relatos de atividades e iniciativas educacionais de divulgação e promoção de Farmacologia e Terapêutica para público de escolas (estudantes e professores do nível fundamental ou médio) e, ainda, para estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes com interesse de atuação e ensino de atividades de extensão e divulgação de ciência.

 

Folders de Divulgação

 

Vídeos de Divulgação

8Cursos

Vídeos de aulas ou cursos ministrados em Congressos e Eventos promovidos pela SBFTE sobre temas de Farmacologia, Terapêutica e Ciências correlatas voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

9Links

Links de sites de Departamentos, Cursos de Pós-Graduação, Grupos ou Rede de Pesquisa, ou ainda de origem individual institucional (pesquisadores e professores), sócios SBFTE, contendo material em formato variado (blog, podcast, website, links) sobre Farmacologia e Terapêutica voltados para o público em geral ou profissional ( estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes da área.

Clique aqui para acessar os links

 

Gestão 2021-2023

Coordenadores:

  • Maria Christina W. Avellar (Unifesp-EPM, SP)
  • Paulo Ghedini (UFG, GO) 

Membros da Comissão

  • François G. Noël (UFRJ, RJ) 
  • Elizabeth Fernandes (Instituto Pesquisa Pequeno Príncipe, PR)
  • Juliana Geremias Chichorro (UFPR, PR)
  • Helena Maria Tannhauser Barros (UFCSPA, RS)
  • Daniela Ferreira (Instituto Pesquisa Pequeno Príncipe, PR)
  • Sanseray S. Cruz-Machado (Unifesp-EPM, SP)

Apoio pela Diretoria SBFTE 

  • Marco Aurélio Martins (Fiocruz, RJ)
  • Teresa C. T. Dalla Costa (UFRGS, RS)