Sobre a SBFTE

A SBFTE é uma sociedade científica sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover e organizar atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino em Farmacologia, bem como estabelecer interfaces com as agências de fomento, setores produtivos e agentes da Política Nacional e Internacional da área.

Criada em 14/10/1966, a SBFTE é uma das sociedades científicas brasileiras na área de ciências biomédicas bem estruturada e de referência na Farmacologia brasileira. Cumpre a missão de reunir anualmente em seu Congresso Anual todos os interessados na área, promovendo um importante fórum para integração científica, aprimoramento de interessados, geração e acompanhamento de políticas relativas ao tema da farmacologia no país. Atualmente tem sido enfatizada na instrumentação de nossos associados no entendimento e contribuição com políticas de inovação. A estrutura e o funcionamento atual da Sociedade estão detalhados em seu Estatuto. A Diretoria, eleita diretamente por seus sócios efetivos em processo de eleição eletrônica, possui mandato de 3 anos, com atividades administrativas, político e científicas sob supervisão de um Conselho Deliberativo composto por 7 membros efetivos (6 eleitos para mandatos de 3 anos, mais o Presidente da Diretoria Anterior), também eleito pelos pares em processo de eleição eletrônica.

Mais de 50 anos de história

A Farmacologia no Brasil, ao longo dos seus 49 anos de existência da SBFTE celebrados agora em 2015, apresentou um importante desenvolvimento nas áreas de ensino e pesquisa. A formação de pessoal, pelos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia no País e da produção científica vem crescendo exponencialmente, havendo uma relação direta entre o fortalecimento da nossa sociedade e das atividades da Farmacologia. Hoje a sociedade conta com sócios e 14 Programas de Pós-Graduação em Farmacologia, em nível de Mestrado e Doutorado, e indices crescentes na área de treinamento de pós-doutorado. A atuação e fórum de discussão desses Programas de Pós-Graduação possui importante interação com a SBFTE dentro do Forum Permanente de Pós-Graduação em Farmacologia da SBFTE criado em 2004.

Ao longos dos anos, os Congressos Anuais da SBFTE permitiram uma caracterização do papel da Farmacologia na Ciência Brasileira e uma melhor integração com outras sociedades científicas nacionais e internacionais. Até 1981 os Congressos Anuais da SBFTE foram realizados no âmbito das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No ano de 1982 foi realizado o Congresso de Pirassununga, que congregou pela primeira fez apenas os farmacologistas. No ano de 1983 a SBFTE, conjuntamente com as sociedades de Fisiologia (SBFis) e de Biofisica (SBBf), iniciaram reuniões conjuntas que resultou, posteriormente em 1985, na formação da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). A federação e congregação das sociedades afins, com as quais a SBFTE se reuniu conjuntamente até 1999, foi um período proveitoso de interação e de amadurecimento. Esse também foi um período de crescimento qualitativo e quantitativo que levou ao anseio de uma maior conhecimento individual da Sociedade. Por isso em 2000, houve então um marco importante para a SBFTE com a realização de um Congresso Anual apenas da SBFTE, em conjunto com o Congresso da Sociedade Latino-americana de Farmacologia (ALF) realizado em Águas de Lindoia, São Paulo. A partir de 2003 até o presente momento, a SBFTE passou a realizar seus Congressos anuais individuais, ocupando um importante espaço no cenário nacional de discussão de politica de ciência, tecnologia e inovação na área de farmacologia no país. Esse percurso colaborou para a consolidação de uma Sociedade atuante na área científica e da formação de várias gerações de farmacologistas. A partir de 2006 os nossos Congressos Anuais passaram a ser atrelados a temáticas importantes ou de serem estimuladas no cenário do país como Farmacologia Pré-Clínica e Clínica (2006), Empreendedorismo (2007), incentivo Inovação por parceria com Escritório de Advocacia Atem&Remer (2008), Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia (2009), “Bradicinina 60 anos (1949-2009)” comemorando no Congresso 2009 os destaques da Farmacologia brasileira nessa temática e que, inclusive, gerou fármacos hoje disponíveis no Mercado, Cell Signaling: from Bench to the Bedside (2010), Cell damage as a therapeutic (2012), Innovation: New drugs development. (2013) e From biology to therapeutics (2014), Emerging Challenges in Drug Discovery and Therapy (2015). Além da organização do Congresso conjunto com a FESBE em 2011 no Centro de Convenções SulAmerica no Rio de Janeiro, a SBFTE continuou a partir de 2012 a anualmente participar com atividades nos Congressos Anuais dessa Federação em adição aos nossos próprios congressos.

Fruto do trabalho de diferentes Diretorias e Conselhos ao longo do tempo, a SBFTE é uma sociedade científica consolidada, dinâmica, atuante no cenário nacional de P&D&I e que vem buscando condições para ampliar a sua competência do país na aplicação de conhecimentos e tecnologias, assim como ampliar a sua inserção e atuação internacional. Fato importante a ser destacado foi o novo patamar atingido nos últimos anos a caminho do fortalecimento da projeção e da inserção da SBFTE no cenário internacional que foi a oficialização inglês como língua dos Congressos Anuais da SBFTE. Adicionalmente, trabalhou-se nos últimos anos para a divulgação da página do congresso em inglês e maior visibilidade a participantes internacionais em nossos eventos.