SIG Farmaco – A farmacocinética no processo de descoberta de fármacos
15 de maio de 2023Edital para Apresentação de Candidaturas para o Congresso Anual da SBFTE 2024
23 de maio de 2023SIG Farmaco – A farmacocinética no processo de descoberta de fármacos
15 de maio de 2023Edital para Apresentação de Candidaturas para o Congresso Anual da SBFTE 2024
23 de maio de 2023Prêmio “Mulheres na Farmacologia no Brasil”: conheça as vencedoras da edição 2023
É com grande alegria e entusiasmo que a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) anuncia as vencedoras da primeira edição do Prêmio “Mulheres na Farmacologia no Brasil”. Na categoria Líder, Regina Pekelmann Markus (USP/SP) foi a vencedora; e na categoria Líder Emergente, Regina de Sordi (UFSC) foi o destaque.
Esta premiação foi criada pela Diretoria e Conselho Deliberativo da SBFTE, com patrocínio da Eurofarma, com o objetivo de reconhecer bianualmente mulheres que fazem tanto pesquisa científica quanto tecnológica ou de inovação e que contribuem na formação de recursos humanos, na divulgação e no empreendedorismo na área de Farmacologia.
“Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado um papel fundamental no avanço da farmacologia, contribuindo para o desenvolvimento de medicamentos, terapias e tratamentos inovadores que beneficiam milhões de pessoas em todo o mundo. A premiação realizada pela SBFTE é uma forma de homenagear as cientistas que se destacam nessa área, promovendo maior equidade feminina na pesquisa científica”, comenta Teresa Dalla Costa (UFRGS), Diretora Executiva da SBFTE.
> Saiba mais sobre as pesquisadoras:
Dra. Regina P. Markus é professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e atua na área de cronofarmacologia, liderando grupos de mulheres nos estudos sobre câncer, depressão e alzheimer. Atualmente, ela desenvolve novas plataformas moleculares de ligantes seletivos e mistos de receptores de melatonina com enfoque nessas áreas.
Dra. Regina de Sordi é professora do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua principal linha de pesquisa é o entendimento dos processos fisiopatológicos relacionados a doenças cardiovasculares e renais e a busca de novos alvos terapêuticos para a disfunção de órgãos associada ao trauma/choque hemorrágico e sepse/choque séptico.
As farmacologistas serão premiadas em uma cerimônia que será realizada no dia 26 de setembro de 2023, às 15h50, durante o Congresso Anual da SBFTE (Foz do Iguaçu, PR).