Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) envia proposta de Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025 ao Congresso Nacional
9 de setembro de 2024Novo Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) da CAPES
9 de setembro de 2024Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) envia proposta de Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025 ao Congresso Nacional
9 de setembro de 2024Novo Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) da CAPES
9 de setembro de 2024Ata Reunião da SBFTE Jovem Congresso da SBFTE 2023
Versão em PDF da ata, clique aqui.
Inicialmente a coordenadora do biênio 2020-2023 da SBFTE Jovem, Jamylle Ferro, representando os demais membros do Comitê, Maíra Bicca, Weverton Castro e Maurício Nin, deu boas vindas aos participantes e na sequência foi projetada os pontos de pauta da assembleia e apresentação das atividades realizadas pela atual gestão. Participaram desde o início da assembleia um total de, apenas, 10 participantes.
Inicialmente foi apresentada a pauta da assembleia, que foi aprovada sem alteração de ordem. Como primeiro ponto, deu-se a aprovação da ata da assembleia do congresso de 2022, realizada no formato on-line em, sendo aprovada por unanimidade. Jamylle Ferro seguiu com a apresentação do segundo ponto da pauta agradecendo ao trabalho de todos os colegas farmacologistas que colaboraram em inúmeras tarefas realizadas durante a gestão de 2022/2023, incluindo o grupo de apoio (GA) criado no ano de 2023, o grupo de colaboração da atividade “SBFTE na escola” e demais apoiadores da atual gestão (nomes citados na apresentação que consta no ANEXO I desta ata). Foi feito um agradecimento ao prof. Marco Aurélio Martins, e demais membros da diretoria da SBFTE por seu apoio e suporte às atividades desenvolvidas durante o congresso.
Foi apresentado um histórico das diretorias pregressas da SBFTE Jovem, assim como da própria sociedade (SBFTE), que faz parte da apresentação que o comitê jovem utilizou durante as atividades junto aos cursos de Farmacologia do país (fruto de um esforço coletivo de buscar informações sobre a SBFTE), atividade iniciada no ano de 2023, com o intuito de divulgar o papel das sociedades científicas, em especial, da SBFTE, e em comemoração aos 10 anos do Comitê. Em seguida, abordando as participações de membros deste Comitê em Comissões de apoio às atividades da SBFTE, foi dada a palavra à Maíra Bicca, representante do Comitê da SBFTE Jovem na Comissão Científica do 55º Congresso da SBFTE, que compartilhou as atividades desenvolvidas pelo Comitê Científico do Congresso atual, relatando que foi ao mesmo tempo um desafio, assim como um prazer colaborar com inúmeros colegas mais experientes na sociedade na montagem de um congresso de tamanha responsabilidade. Jamylle chamou a atenção que esta participação feita por Maíra foi uma “estreia” do comitê Jovem nessa comissão, fruto de reivindicações de maior participação do Comitê na construção do Congresso Anual feita por membros passados do Comitê Jovem, e, que além de participar da Comissão, também propôs e coordenou atividades científicas.
Na sequência, foi passada a palavra a Weverton, representante deste Comitê na Comissão Especial de Iniciativas Educacionais da SBFTE, que relatou não ter conseguido acompanhar todas as demandas ao longo do ano, e a importância de que mantenhamos essa cadeira do Comitê ocupada junto à SBFTE, e possamos estreitar a comunicação e atuação. Ainda sobre participações em Comitês, Jamylle relatou sobre a participação da colega Gilda Neves, ex-membro do Comitê da SBFTE Jovem, representado o Young committee – na International Union of Basic and Clinical Pharmacology – IUPHAR, agradecendo a sua participação e destacando que a mesma se encerra neste ciclo, juntamente com a atual gestão da SBFTE Jovem, e que então teremos de encaminhar a “indicação” do próximo representante da SBFTE dentro dessa comissão internacional. Foi mencionado ainda a necessidade de estabelecer uma melhor comunicação e atuação frente à IUPHAR e que a nova indicação possa atender a tais demandas. Complementando sobre a IUPHAR, Weverton relatou sobre a sua participação no 19 World Pharmacology Congress em Glasgow – Escócia, onde esteve presente na reunião da IUPHAR realizada no Congresso, e mencionou a importância de estar atento às discussões internacionais no cenário da Farmacologia.
Seguindo sobre as atribuições deste Comitê durante o Congresso, Maíra relatou sobre a sua participação dentro da programação do congresso SBFTE, como “chair” do simpósio intitulado “Cannabinoid Therapy: from Bench to Bedside”, e da conferência do Dr. Walter Koch intitulada “Novel roles for GRK2 in the failing heart”. Jamylle relatou ainda sobre a atividade da Mesa redonda “Além da academia”, que tem sido sempre elogiada pelas discussões e mostrar possibilidades de atuação, como a participação de Letícia Galant, presente nesta assembleia, e que ocorreu logo após a mesma.
Jamylle apresentou a atividade “Meet the professor”, que ocorreu no dia seguinte, e destacou a participação de vários colaboradores dentro da atividade, apresentando os professores participantes e a programação da atividade. Ainda sobre as atividades realizadas durante o congresso, Jamylle apresentou a atividade “SBFTE na escola”, agradecendo aos colaboradores, em especial, o Dr. Francisney e demais professores da UNILA, o INCT-Inofar e a escola que nos recebeu, apresentando resultados desta ação. Por fim, convidou os presentes na assembleia a participarem de uma outra etapa desta atividade que foi realizada no dia seguinte, com a visita da escola ao evento.
Jamylle apresentou as ações do “III Concurso de divulgação científica”, e “Reflexões de um cientista”. Ainda agradeceu aos avaliadores e coordenadores do atual concurso cujos nomes estão presentes no material anexo. Jamylle apresentou as atividades e fotos do stand da SBFTE Jovem e agradeceu o apoio da diretoria, destacando que a maioria das solicitações foram acatadas, entretanto algumas foram declinadas. Ainda, convidou os presentes para visitar o stand, para que possam participar também da ação “Conversando com o cientista” que ocorreu após a mesa redonda, e também na quarta-feira.
Jamylle destacou a importância das lives que estão sendo conduzidas pelo comitê durante o último ano, apresentando as palestras e encontros realizados com
graduandos e pós-graduandos participantes de cursos de inverno e férias, cujos temas estão descritos na apresentação em anexo. Destacou ainda uma reflexão que todos devemos fazer para melhorar as atividades, estratégias e foco que o comitê deve ter ao se planejar para a próxima gestão. Ponderou algumas questões que podem ser melhoradas para o próximo congresso da SBFTE e destacou que nós podemos intervir e ajudar em um mais adequado planejamento, assim como em questões externas, com melhorias no site, acessibilidade, alimentação, dentre outras (Anexo).
Foi aberta a palavra à diretoria eleita da SBFTE, onde a professora, Soraia se pronunciou, destacando o papel fundamental da Farmacologia, dos Jovens farmacologistas, da SBFTE e da SBFTE Jovem, saudando a participação dos jovens dentro da “nova farmacologia”, e da linguagem que precisa ser usada com essa nova geração de farmacologistas. Professor Emiliano Barreto (UFAL), vice-presidente, fez uso da palavra destacando a participação da SBFTE jovem dentro da história da sociedade, avaliando as atribuições e instigando que a SBFTE Jovem não se limite às fronteiras hoje existentes, e que possam ousar com propostas que vão além do foco inicial do comitê. Professor Barreto fez algumas sugestões sobre o que o comitê poderia realizar, e colocou a SBFTE a disposição para essa construção coletiva. Professor Alexander (UFPR) fez um agradecimento ao comitê e destacou que é necessário uma ajuda para que se entenda por que os jovens já não são membros da sociedade científica e quais são as soluções para que os jovens estejam presentes dentro da sociedade como sócios. Na sequência, a professora Bagnólia (UFPB) fez sua apresentação e destacou seu antigo vínculo com a SBFTE, bem como a sua luta a favor da mulher e contra o racismo na Ciência, destacando que a professora Soraia será a quarta mulher presidente da SBFTE ao longo de 57 anos de história. Ainda, reconheceu que algumas atividades parceiras com o comitê podem ser realizadas junto aos pesquisadores jovens brasileiros, principalmente focando em ações direcionadas à sociedade, como atividades de divulgação científica. Jamylle agradeceu a palavra da diretoria e destacou que a SBFTE jovem está mais que aberta a atividades conjuntas e que os pontos mencionados já foram discutidos e apresentados a atual e outras diretorias, e que não puderam ser ampliados ainda, devido ao volume de demandas. Sobre a participação na grade científica, destacou a participação de Maíra como representante do Comitê. Observou ainda que é a primeira vez que vivencia a participação de toda a diretoria presente no Congresso em uma atividade do Comitê, neste caso, na assembleia da SBFTE Jovem. Por fim, comentou as atividades que a SBFTE Jovem realizou e que tangenciam os comentários e sugestões destacadas pela diretoria eleita da SBFTE.
Como ponto final foi apresentado o relatório da eleição da SBFTE Jovem para o período 2023-2025, pelos colegas João Moraes e Eduardo Tamura, membros da Comissão Eleitoral. João destacou que houve um baixo quórum de votantes e destacou a importância da presença da diretoria eleita da SBFTE neste momento presente na Assembleia. Eduardo divulgou os dados e resultados da eleição, contabilizando 44 votos válidos, distribuídos entre os 6 candidatos (Anexo 2da ata). Passado aos votos, foram eleitos os candidatos Jamylle (29 votos), Isis (23 votos) e Lucas (21 votos). Jamylle então agradeceu o trabalho da comissão eleitoral, assim como o trabalho de todos os colaboradores que contribuíram nestes últimos 12 meses de muito esforço. Por fim, destacou que serão encaminhados, a partir de reunião da nova comissão eleita, os membros do grupo de apoio do comitê, da IUPHAR Jovem, e demais comissões indicadas pelo grupo. Agradeceu os membros da atual gestão da SBFTE Jovem, e assim foi encerrada a assembleia, e ao redator da ata durante a assembleia, Maurício Schüler Nin.
Foz do Iguaçu, 26 de setembro de 2023.