SIG Farmaco: “Saúde mental na pandemia”
10 de fevereiro de 2022PRORROGADO: Eleições SBFTE Jovem 2022-2023 com inscrições abertas até 28 de fevereiro
22 de fevereiro de 2022SIG Farmaco: “Saúde mental na pandemia”
10 de fevereiro de 2022PRORROGADO: Eleições SBFTE Jovem 2022-2023 com inscrições abertas até 28 de fevereiro
22 de fevereiro de 2022Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: Inspire-se, conheça a farmacóloga Profª Regina Markus
Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) na gestão de 2006 a 2008, autora de 123 artigos em jornais indexados, orientadora de 45 pós-graduandos, dez pós-doutorados e vinte iniciações científicas, a carreira da farmacóloga Regina Pekelmann Markus inspira novas gerações.
Profª Regina é graduada em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1970) e doutora em Farmacologia pela mesma Instituição em 1974. É Professora Titular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e Pesquisadora Sênior do CNPq. A farmacóloga atua na área de Cronofarmacologia com ênfase no papel da melatonina na inflamação, câncer, obesidade e doenças neurodegenerativas.
Com visão social moderna e pragmática, Regina Markus esteve sempre envolvida em políticas de aperfeiçoamento e desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Além de presidir a SBFTE, Regina atuou como diretora em várias gestões da própria Sociedade, além da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Também é membro das Academias de Ciências de São Paulo (ACIESP) e Brasileira (ABC). Atuou em Comitês de Assessoramento da CAPES e CNPq, no CD-CNPq e na Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e do Conselho do CONCEA. Atualmente preside a Comissão de Acompanhamento e Avaliação da EMBRAPII e é Vice-presidente da Associação Amigos do Instituto Weizmann – Brasil.
Pertence ao corpo editorial do Journal of Pineal Research e Frontiers in Cellular Endocrinoly e faz parte do Comitê da International Union of Basic and Clinical Pharmacology (IUPHAR) para receptores de melatonina.
A força de Regina Markus marcou não apenas a área da farmacologia, mas, sem dúvida, é um legado para as futuras gerações de mulheres cientistas.
Se você quer saber como ela começou na ciência, o que pensa sobre as mulheres na farmacologia e como acredita que podemos aumentar a representatividade das mulheres na ciência, não deixe de assistir a entrevista especial: