Edital SBFTE de Apoio a Cursos de Férias (Inverno/Verão) em Farmacologia com inscrições abertas
15 de abril de 2021Nota de falecimento do professor Vietla Satyanarayana Rao
2 de maio de 2021Edital SBFTE de Apoio a Cursos de Férias (Inverno/Verão) em Farmacologia com inscrições abertas
15 de abril de 2021Nota de falecimento do professor Vietla Satyanarayana Rao
2 de maio de 2021Nota da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) sobre a nomeação da Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da CAPES
Rio de Janeiro, 18 de abril de 2021
Nota da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) sobre a nomeação da Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da CAPES
A Diretoria e o Conselho Deliberativo da SBFTE apoiam e engajam-se às manifestações de preocupação e contrariedade apresentadas pelos presidentes da FeSBE, SBBf, e SBBq, em relação à nomeação da Dra. Cláudia Toledo para presidência da CAPES.
São muito preocupantes os sinais evidentes de descompromisso com conquistas que nos foram muito caras, e que fizeram da CAPES uma agência de Estado respeitada internacionalmente. Ao longo dos cerca de 70 anos de existência, a CAPES desenvolveu um padrão de atuação comprometido com a eficiência e a imparcialidade. Projetou, e vem aprimorando, todo um instrumental voltado para o credenciamento e avaliação de programas de pós-graduação strito sensu, baseado na excelência. O compromisso tem sido com a qualificação dos docentes, mérito técnico científico dos projetos e publicações e na formação de recursos humanos aptos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Isso só foi possível porque as lideranças que se sucederam na presidência da CAPES possuíam bagagem e competência à altura dos desafios a enfrentar, e, portanto, sempre traziam para o cargo o reconhecimento e o respeito do meio acadêmico, o que infelizmente não acontece no caso dessa nomeação.
Sem essas credenciais, e em meio a um processo de avaliação do último quadriênio, que resulta na nota atribuída aos programas e todas as implicações resultantes da mesma, com mudanças no formato de avaliação da pós-graduação, a nomeação proposta gera instabilidade, é totalmente inoportuna e causa perplexidade.
Não podemos aceitar o desmonte que está ocorrendo no Sistema Nacional de Pós-graduação que culmina, neste momento, com a substituição da presidência da CAPES, sem justificativa e em meio a um processo tão complexo como é a avaliação quadrienal. Neste contexto, entendemos inoportuna e pedimos a revogação da nomeação da Dra. Cláudia Mansani Queda de Toledo.
Diretoria e Conselho Deliberativo da SBFTE