Regina P. Markus é agraciada com o 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” – área Biológicas e Saúde
23 de janeiro de 2024Denise Carvalho assume presidência da Capes
2 de fevereiro de 2024Regina P. Markus é agraciada com o 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” – área Biológicas e Saúde
23 de janeiro de 2024Denise Carvalho assume presidência da Capes
2 de fevereiro de 2024A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) manifesta o seu apoio à nota de repúdio do Movimento Parent In Science sobre as declarações recentes do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, proferidas durante o encontro anual da Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular (GBMeeting).
LEIA A NOTA ABAIXO:
Nota Pública de Repúdio
É com profunda consternação que recebemos as declarações recentes do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, proferidas durante o encontro anual da Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular (GBMeeting), organizado pelo corpo docente e discente do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia da UNICAMP.
Em sua fala, que pode ser acessada no vídeo da mesa redonda “A pós-graduação é o coração da ciência brasileira” disponível no Youtube (https://www.youtube.com/live/S9b8ppRZfUU?si=JWBJkiED7aSbux4G), Galvão desqualifica e subestima o papel fundamental desempenhado pelo Movimento Parent in Science. Suas palavras, ao afirmar que o Parent in Science “atrapalha muito”, não apenas carecem de precisão e fundamentação, mas também subestimam o compromisso sério e a contribuição significativa do movimento para a promoção da igualdade de gênero e oportunidades na academia.
O Parent in Science, uma organização internacionalmente reconhecida e premiada, tem como objetivo principal destacar e abordar os desafios enfrentados por mães na comunidade acadêmica. Nosso foco está na criação de um ambiente mais inclusivo e igualitário, buscando soluções para os obstáculos específicos enfrentados pelas mães na ciência.
Ressaltamos que, ao longo de nossa atuação, nunca adotamos análises simplistas, como propor uma distribuição de 50% das bolsas de produtividade para mulheres com base na proporção demográfica. Pelo contrário, nossos relatórios são embasados em análises detalhadas e comparativas, considerando as nuances da participação feminina na pós-graduação, proporcionando uma visão mais completa e contextualizada. Além disso, avaliamos tanto a proporção de mulheres que fazem submissão às bolsas quanto a proporção de aprovadas. Veja relatório completo aqui. Ao contrário do que foi afirmado no vídeo, em nenhum momento solicitamos processos de bolsas de produtividade em pesquisa separadas por gênero. Propomos, na verdade, reformas no processo de avaliação das bolsas e outros editais, considerando, entre outros fatores, as pausas na carreira das mulheres em função da maternidade.
O Parent in Science continuará seu compromisso inabalável na luta pela equidade de gênero, visando construir uma comunidade acadêmica mais justa, diversa e inclusiva. Declaramos nosso repúdio às declarações do presidente do CNPq e reiteramos nossa disposição para um diálogo construtivo em prol da promoção de ambientes acadêmicos mais igualitários.
Atenciosamente,
Movimento Parent in Science
ACESSE A VERSÃO EM PDF CLICANDO AQUI