NOTA DE AGRADECIMENTO: Diretoria da SBFTE eleita para o triênio 2024-2026
29 de dezembro de 2022SBFTE endossa nota da SBPC que repudia crimes contra a democracia
9 de janeiro de 2023NOTA DE AGRADECIMENTO: Diretoria da SBFTE eleita para o triênio 2024-2026
29 de dezembro de 2022SBFTE endossa nota da SBPC que repudia crimes contra a democracia
9 de janeiro de 2023SBFTE apoia a indicação de sua associada, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili, à presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) apoia a indicação do nome de sua associada, Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili, à presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, fundação pública vinculada ao MCTI, responsável pelo fomento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, e pela promoção da formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, no nosso país.
A Dra. Soraya Samili é Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela USP/RP, realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela EPM, UNIFESP. Realizou pós-doutoramento na Thomas Jefferson University (USA) e no National Institutes of Health (NIH/USA). Foi Pesquisadora Visitante no NIH e fellow da Fogarty Foundation. Foi Reitora da Unifesp por dois mandatos sucessivos entre 2013-2021; secretária Regional SBPC; membro do Diretório Nacional da Andifes; da Iniciativa da Ciência e Tecnologia no Parlamento; do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT/PR); do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); do Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM); Presidente do Conselho Curador da FapUnifesp. Atualmente é Coordenadora Adjunta do Centro de Saúde Global da Unifesp, Coordenadora do Projeto Ciência na Saúde do Grupo Mulheres do Brasil e Coordenadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SOU-Ciência) da Unifesp. Integra o Board of Directors da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society, ICDS), o Conselho Superior da Câmara do Comercio Árabe Brasileira. É bolsista de produtividade do CNPq 1B, e ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, e de políticas públicas para a Educação e Ciência.
A SBFTE enfatiza o importante papel da Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili no desenvolvimento da pesquisa nacional, principalmente na área de políticas públicas para a Educação e para a Ciência, e seu papel importante nas pesquisas sobre Covid-19 durante a pandemia. Caso seja escolhida, será a primeira mulher a presidir o CNPq desde a sua criação, em 1951. A indicação da Dra. Smaili para um cargo tão importante na gestão da ciência e tecnologia no país certamente indicará o reconhecimento da importância da área para a construção de uma nação soberana.