Finalistas do I Concurso Cultural de Divulgação Científica da SBFTE Jovem
5 de novembro de 2021Convocação Assembleia Geral Ordinária
15 de novembro de 2021Finalistas do I Concurso Cultural de Divulgação Científica da SBFTE Jovem
5 de novembro de 2021Convocação Assembleia Geral Ordinária
15 de novembro de 2021SBFTE alinha-se às entidades e instituições em protesto pelo uso político-ideológico da Grã-Cruz do Mérito Científico
Nota da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental
A SBFTE alinha-se às entidades e instituições em protesto pelo uso político-ideológico da Grã-Cruz do Mérito Científico
A Diretoria da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental alinha-se à ABC e SBPC, entre outras entidades, no protesto pela atitude desrespeitosa e arbitrária da Presidência da República, ao cancelar condecorações da Ordem do Mérito Científico concedidas aos pesquisadores Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele Schwartz Benzaken.
As condecorações foram anunciadas em decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, de 03 de novembro de 2021, e canceladas, dois dias após, para perplexidade de toda a comunidade científica. Qualquer relação com as pesquisas envolvendo o uso da cloroquina, desenvolvidas por Lacerda, e criticadas por negacionistas, ou com a interpretação de suposta linguagem inadequada empregada por Benzaken na publicação de uma cartilha do Ministério da Saúde, provavelmente não é mera coincidência.
A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honraria de Estado concedida “à cientistas e personalidades por relevantes contribuições à Ciência, Tecnologia e Inovação” no país. Somos do entendimento que esta condecoração não poderia ser utilizada ideologicamente para combater eventuais críticos do Governo, sobretudo, após avaliação feita por comitê oficialmente constituído para esta finalidade.
Parabenizamos e, ao mesmo tempo, nos solidarizamos com Regina Pekelmann Markus e Fernando de Queiroz Cunha, dois brilhantes cientistas afiliados à SBFTE, que estão entre os selecionados para receber o título honorário de Comendador(a) nesta edição, e que a ele renunciaram em protesto pela revogação autoritária e descabida anunciada no decreto presidencial.
Esta renúncia coletiva é uma atitude marcante que merece todo o nosso respeito, orgulho e admiração.
Diretoria da SBFTE
Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2021