Ata Reunião da SBFTE Jovem Congresso da SBFTE 2023
9 de setembro de 2024Bolsa de Treinamento Técnico nível IV em Farmacologia na FMRP-USP
10 de setembro de 2024Ata Reunião da SBFTE Jovem Congresso da SBFTE 2023
9 de setembro de 2024Bolsa de Treinamento Técnico nível IV em Farmacologia na FMRP-USP
10 de setembro de 2024Novo Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) da CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou a criação e regulamentação do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD). O novo programa, oficializado por meio da Portaria CAPES nº 282, será coordenado pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) e a Coordenação-Geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País (CGFIP).
O objetivo do PIPD é incentivar a pesquisa de alta qualidade no Brasil, reforçar os grupos de pesquisa, além de oferecer oportunidades para os doutores aprimorarem suas habilidades tanto no ensino quanto na pesquisa. Além disso, o programa também promove a internacionalização, permitindo que bolsistas realizem estágios no exterior.
Instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, que possuam programas de pós-graduação stricto sensu serão elegíveis para participar. A CAPES garantirá suporte financeiro por meio do pagamento de bolsas mensais aos pesquisadores em estágio pós-doutoral.
A portaria estabelece ainda diretrizes para a distribuição de bolsas, seleção de candidatos e monitoramento de atividades. O programa busca ampliar a integração dos pesquisadores em projetos estratégicos para o desenvolvimento científico do Brasil, com possibilidade de expansão para estágios internacionais.
A CAPES também determinou que os bolsistas devem respeitar as obrigações acadêmicas e administrativas, além de manter as atividades de pós-doutorado no país por pelo menos seis meses após retornar de estágios no exterior.
Saiba mais em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-capes-n-282-de-4-de-setembro-de-2024-582621331