SBFTE na SBPC 2017
14 de agosto de 2017A SBFTE na Escola: Atividade de divulgação de Ciência junto aos alunos da 5ª série na Escola Municipal do RJ
25 de agosto de 2017Normativa SBFTE Jovem
Normativa SBFTE 02/2016
11/06/2016
Sobre Regulamentação das Atividades da SBFTE Jovem
Histórico da criação da SBFTE Jovem:
Ao trigésimo dia do mês de outubro de dois mil e treze, com início às doze horas, no Anfiteatro Safira do Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, foi realizada a primeira reunião oficial do grupo SBFTE Jovem. Reuniram-se nesta ocasião, sob a coordenação de Erick José Ramo da Silva (pós-doutorando, Unifesp/EPM), os seguintes membros associados da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE): Juliano Quintella Dantas Rodrigues – Unifesp/EPM; Edilson Dantas da Silva Júnior – Unifesp/EPM; Valéria Sandrim – IBB/UNESP; Bruno Rodrigues Silva – FMRP/USP; Tamy Midori Banin – FCFRP/USP; Michele Paulo – FCFRP/USP; Tiago Dal-Cinde Paula – FCFRP/USP; Rafael de Morais Campos – Unicamp; Luiz Osório Silveira Leira – Unicamp; Leonardo S. Novaes – USP/SP, Dielly Catrina F. Lopes – USP/SP; Ana Carolina Campos – FCFRP/USP; Fernanda Aparecida de Andrade – FMRP/USP; Emiliano Barreto – UFAL; Pacífica Pinheiro Cavalcanti – UFMT; Muriel de Carvalho Gonçalves – UFSC; Sandra Crestoni – UFSC; Gilda Angela Neves – UFRJ; Yara Cury – IBu (Representante da Diretoria da SBFTE); Maria Christina W. Avellar – Unifesp/EPM (Representante da Diretoria da SBFTE); Tereza Cristina Dalla Costa – UFGRS (Representante do Conselho Deliberativo da SBFTE) e Carlos Fernando de Mello – UFSM (Coordenador do Fórum Permanente de Pós-Graduação em Farmacologia).
Da Finalidade?
A SBFTE Jovem é um Comitê que tem como finalidade o assessoramento da Diretoria da SBFTE, com o objetivo de “Criar um espaço permanente para discussão político-científica destinado aos estudantes, pós-doutorandos, jovens pesquisadores e docentes recém-contratados, todos sócios da SBFTE, estimulando a participação, inserção e colaboração nas atividades da SBFTE”.
Da Composição
O corpo diretor da SBFTE Jovem será formado por um grupo de no mínimo três (03) e no máximo cinco (05) membros, com um Coordenador que deve ser eleito entre os pares. Os integrantes da SBFTE Jovem:
- Poderão ser pós-graduandos (mestrando e doutorando) e recém-doutores com até 10 (dez) anos de obtenção do título de doutorado, contratados ou não em instituições de ensino ou de pesquisa.
- Ser sócios adimplente da SBFTE é pré-requisito para participar do Comitê SBFTE Jovem. Um ou mais grupos de apoio, sem número de participantes definido, poderá(ão) ser formado(s) para condução de tarefas especificas designadas pelo Comitê. O grupo de apoio poderá ser dividido em comissões de patrocínio, científica, divulgação, editais de concurso/financiamento e emprego ou outras, de acordo com determinação do Comitê.
A SBFTE Jovem poderá constituir Subcomissões Especiais para condução de tarefas especificas da área de competência do Comitê.
Da Eleição e Duração do Mandado do Comitê SBFTE Jovem:
O mandato do Comitê SBFTE Jovem será de dois (02) anos, com direito a uma única recondução. A constituição do Comitê SBFTE Jovem será normatizada de acordo com as seguintes regras:
- Com o auxilio da Secretaria Executiva da SBFTE ocorrerá o lançamento do Edital na página online e mídias sócias da SBFTE, entre um período que abrangerá de 45 a 60 dias antes do Congresso Anual da SBFTE, conclamando a inscrição de candidatos para as vagas em aberto. A partir de 2016, as eleições serão abertas para renovação de 03 das 05 vagas de membros para o Comitê, garantindo a manutenção da memória de representação em 40%;
- A Secretaria SBFTE consolidará a lista de candidatos e processará a eleição online entre os pares;
- A divulgação do resultado da eleição e a indicação do Coordenador e Vice-coordenador do grupo deverá ocorrer em reunião ordinária da SBFTE Jovem a ser realizada durante o Congresso Anual da SBFTE;
- A nova composição da SBFTE Jovem deverá ser apresentada e referendada durante a Assembleia Ordinária SBFTE durante o Congresso Anual da Sociedade;
- Os membros das subcomissões não possuem um mandato e são referendados pelo próprio Comitê SBFTE Jovem;
Das Atribuições
- Organizar pelo menos uma reunião presencial da SBFTE Jovem durante o Congresso Anual da SBFTE.
- Participar (o Coordenador ou um dos membros do Comitê por este indicado) como membro convidado nas reuniões ordinárias da Diretoria e Conselho da SBFTE.
- Participar (o Coordenador ou um dos membros do Comitê por este indicado) da Assembleia Ordinária da SBFTE.
- Trabalhar em conjunto com a Diretoria e Conselho Executivo da SBFTE na promoção de ações visando integrar estudantes, pós-graduandos, pós-doutorandos, jovens pesquisadores e docentes nas atividades da SBFTE.
- Organizar pelo menos uma atividade (mesa redonda, palestra, fórum, etc.) durante o Congresso Anual da SBFTE.
- Contribuir com matérias, artigos, informações sobre pós-graduação, pesquisa, carreira, etc, para a Newsletter da SBFTE e demais mídias sociais e conteúdo web em assuntos de interesse dos jovens pesquisadores.
- Auxiliar nas ações da SBFTE, na filiação de sócios, na visibilidade dos sócios jovens dentro e fora da SBFTE.
Das Disposições Finais E Transitórias
- Os casos omissos ou a divergência interpretativa decorrente da aplicação desta Normativa serão resolvidos em reunião do Comitê SBFTE jovem, cabendo recurso à Diretoria da SBFTE.
- A presente Normativa entrará em vigor a partir da sua aprovação pela Assembleia Geral da SBFTE.
Foz do Iguaçu, 06 de outubro de 2016.