Bolsas de Doutorado Direto em Farmacologia e Fisiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
8 de maio de 2024SIG Farmaco – Drug Development Pharmacology
10 de maio de 2024Bolsas de Doutorado Direto em Farmacologia e Fisiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
8 de maio de 2024SIG Farmaco – Drug Development Pharmacology
10 de maio de 2024A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) expressa profunda preocupação em relação ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. A proposta permite a redução de 1% do repasse das Receitas Tributárias do Estado à FAPESP, importante agência de fomento à pesquisa. Isso contraria o estabelecido pela Constituição Paulista e pode resultar em corte de aproximadamente R$ 600 milhões.
A decisão surpreendeu a comunidade científica, que até então via o governo paulista como um aliado da ciência e da inovação, especialmente por meio da FAPESP, reconhecida internacional e nacionalmente pela qualidade e eficiência do apoio à pesquisa por mais de seis décadas.
O impacto desse corte no orçamento da FAPESP será direto nas universidades estaduais e federais de São Paulo, classificadas entre as principais do Brasil e exterior, além de afetar as iniciativas de instituições de ensino privadas, pequenas empresas e startups que trabalham em áreas inovadoras, como preservação do meio ambiente, novas terapias para câncer, desenvolvimento de novos materiais e projetos de inteligência artificial.
A SBFTE torce para que essa situação seja revertida com urgência a fim de preservar a sustentabilidade da FAPESP, cuja estabilidade é assegurada pela Constituição Paulista desde 1989.
Diretoria SBFTE
Triênio 2024-2026