Agenda SIG-Farmaco de Setembro na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) abordará o tema “Contribuições da UFAL na busca por alternativas terapêuticas para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): Terapia com células troncos – Construindo Rede de Cooperação acadêmico-cientifico”
14 de setembro de 2018Normativa do Fórum Permanente de Pós-graduação em Farmacologia da SBFTE
2 de outubro de 2018Agenda SIG-Farmaco de Setembro na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) abordará o tema “Contribuições da UFAL na busca por alternativas terapêuticas para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): Terapia com células troncos – Construindo Rede de Cooperação acadêmico-cientifico”
14 de setembro de 2018Normativa do Fórum Permanente de Pós-graduação em Farmacologia da SBFTE
2 de outubro de 2018Exposição “A Farmacologia no século XX: a história dos medicamentos que revolucionaram o mundo”
A exposição “A Farmacologia no século XX: a história dos medicamentos que revolucionaram o mundo” é uma homenagem aos principais farmacologistas e fisiologistas que introduziram medicamentos que contribuem para a saúde humana. Em especial, é uma homenagem a um dos primeiros professores de farmacologia no Brasil, Prof. Jovelino Mineiro, que atuou na Escola de Farmácia no final do séc. XIX até a sua morte em 1932. Além de diretor da Escola de Farmácia, Prof. Mineiro publicou o primeiro livro no Brasil cujo título era “Pharmacologia”, pois até então, todos os livros adotados eram em língua estrangeira. Homenageia também outro grande pesquisador brasileiro, o Prof. Sérgio Henrique Ferreira que atuou na USP/São Paulo e do descobridor da penicilina G em 1928, Sir Alexander Fleming (Londres). Foi utilizado peças, equipamentos e livros que fazem parte do riquíssimo acervo do Museu da Pharmacia (MPh) da UFOP e que guardam não somente o seu valor histórico, mas também um relevante papel em levar o conhecimento do desenvolvimento dos cuidados à saúde, tendo como foco o uso de medicamentos. A linguagem utilizada é simples, lúdica e informativa para levar ao público infantil, juvenil e adultos, um gostinho pela ciência e contar como acontecia o ensino na Escola de Farmácia na primeira metade do séc. XX. Está previsto também atividades lúdicas com estudantes de primeiro e segundo graus de escolas Ouro Preto, a serem agendadas (weilher.santos@aluno.ufop.edu.br).
A exposição faz parte de um projeto maior que tem apoio financeiro da FAPEMIG (APQ/2015) sob coordenação da Profa. Andrea Grabe Guimarães (DEFAR/EF). Conta também com apoio da UFOP e está inserido em projetos de extensão (PROEX) e de dissertação de mestrado do PPG CiPharma/EF. A equipe conta com a participação da museóloga do Museu da Pharmacia, Sra. Ingrid Borges, do farmacêutico estudante de mestrado, Weilher Santos, responsável pela concepção da exposição, do museólogo bolsista (BATIII, FAPEMIG) Igor Guimarães, do bolsista (PROEX) Gabriel José Lucas Moreira e apoio técnico do Sr. Luiz Antônio de Souza.
A abertura da exposição aconteceu na sexta feira 21 de setembro como parte da programação da Primavera de Museus de Ouro Preto e vai permanecer até fevereiro de 2019. Rua Costa Sena, 171, centro histórico, no MPh/UFOP.
Andrea Grabe Guimarães