SIG Farmaco – O sistema imunológico como alvo para tratamento de transtornos psiquiátricos e doenças neurológicas
15 de fevereiro de 2024Convocação Assembleia Geral Extraordinária – Alteração do Estatuto
16 de fevereiro de 2024SIG Farmaco – O sistema imunológico como alvo para tratamento de transtornos psiquiátricos e doenças neurológicas
15 de fevereiro de 2024Convocação Assembleia Geral Extraordinária – Alteração do Estatuto
16 de fevereiro de 2024Cerimônia de entrega do 5º “Prêmio Carolina Bori – Ciência & Mulher” – Farmacologista Regina P. Markus é a vencedora na categoria “Biológicas e Saúde”
Presidente da SBFTE, Soraia Costa, compartilha reflexões sobre a premiação
Representando a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), a presidente Profa. Soraia Costa, participou do evento “Prêmio Carolina Bori – Ciência & Mulher”, uma homenagem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a notáveis cientistas brasileiras, que leva o nome de sua primeira presidente mulher. A cerimônia foi realizada no dia 6 de fevereiro, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antônia (MariAntonia), da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.
> Leia a nota que a farmacologista Soraia Costa escreveu sobre a premiação:
“Foi uma honra presenciar a Profa. Regina Pekelmann Markus, membro de nossa associação, recebendo o reconhecimento da SBPC, na área de “Biológicas e Saúde”.
Participaram da celebração, alunos, colegas de trabalho, associados da SBFTE, o diretor da EPM-UNIFESP (Prof. Magnus Regios Dias da Silva), a vice-reitora da USP (Maria Arminda do Nascimento Arruda), além de notáveis colegas defensores da ciência no Brasil, como a atual presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Profa. Helena Bonciani Nader.
Também foram premiadas outras duas mulheres incríveis, a antropóloga Profa. Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, área de “Humanidades”, e a química, Profa. Yvonne Mascarenhas, área de “Engenharias, Ciências Exatas e da Terra”, e para quem a SBFTE também tira o chapéu!
Sobre o legado da Profa. Carolina Bori, é notável sua conquista em psicologia experimental e sua resiliência em tempos políticos desafiadores. Sua profunda influência na ciência brasileira, por meio de funções na SBPC, órgãos financiadores e organizações cofundadoras como a Sociedade Brasileira de Psicologia é louvável.
Fazendo um paralelismo com a nossa associada homenageada, vemos que como mulheres e como mães profissionais, ambas conseguiram dar contribuições significativas em suas respectivas áreas, refletindo sempre um compromisso com o avanço da ciência, da educação e do bem-estar social. Tal como a Profa. Carolina Bori, a Profa. Regina P. Markus possui uma formação multidisciplinar que integra perfeitamente a educação e a pesquisa (em farmacologia), estendendo-se a contextos científicos mais amplos e à defesa de políticas científicas.
Os primeiros trabalhos da Profa. Carolina Bori abordaram o preconceito racial e social, estabelecendo-a como figura-chave na defesa da psicologia como ciência reconhecida. Por sua vez, a Profa. Regina P. Markus é uma figura de destaque na Farmacologia brasileira. A carreira da Profa. Regina passa de professora Assistente de Farmacologia a Professora Titular do Instituto de Biociências da USP e, assim como a Profa. Carolina Bori, a nossa Regina recebeu recentemente o título de Professora Emérita, do Instituto de Biociências da USP.
A jornada de pesquisa da Profa. Regina P. Markus também revela pioneirismo, principalmente na elucidação do Eixo Imuno-Pineal. O seu trabalho sobre o papel da melatonina no sistema imunitário ganhou reconhecimento internacional e desempenhou um papel crucial durante a pandemia da COVID-19. Suas contribuições científicas estenderam-se à tradução do conhecimento de bancada em aplicações clínicas, levando a patentes e ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras, além do compromisso com a qualidade da formação de seus alunos.
Além de suas pesquisas, a Profa. Regina P. Markus sempre esteve envolvida em associações científicas, inclusive atuando como Presidente da SBFTE, e contribuindo constantemente para o sucesso de importantes eventos da SBPC. O seu amplo envolvimento em processos de gestão científica, como a participação em comitês consultivos, revela o seu compromisso em moldar a política e a ética da investigação.
Embora as Profas. Carolina Bori e Regina P. Markus tenham seguido trajetórias acadêmicas distintas, elas compartilharam o compromisso de avançar em suas respectivas áreas, contribuindo significativamente para a ciência, educação e o bem-estar social no Brasil”.
Fotos: Jardel Rodrigues/SBPC