Indicação de nomes para Membros do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal triênio 2024-2026
22 de setembro de 2023Indicações para o “Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher” Edição 2023/2024: Categoria “Mulheres Cientistas” vão até o dia 20 de outubro 2023
3 de outubro de 2023Indicação de nomes para Membros do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal triênio 2024-2026
22 de setembro de 2023Indicações para o “Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher” Edição 2023/2024: Categoria “Mulheres Cientistas” vão até o dia 20 de outubro 2023
3 de outubro de 2023Ata da Assembleia Geral SBFTE Jovem no 54o Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental
Versão em PDF da ata, clique aqui.
Iniciou-se a sessão oficialmente às 18:25h do dia 20/10/2022, no formato online usando o link https://meet.google.com/tkt-ptvh-nsm, pela coordenadora Jamylle Ferro, que em seguida apresentou as perspectivas do comitê para o ano de 2023. Jamylle apresentou a comissão do ano de 2022, a saber Jamylle Ferro coordenadora, João Agostinho Neto vice-coordenador, Weverton Castro que ingressou em Novembro de 2021, Maíra Bicca em Maio de 2022 e Maurício Nin em Outubro de 2022. Foi pautada a entrada Guilherme Carneiro com Maíra Bicca em Junho de 2022 e o pedido oficial de saída do mesmo em Agosto de 2022.
A coordenadora, em seguida, listou todos os tópicos a serem abordados durante a Assembleia e fez relevante menção sobre a criação da SBFTE Jovem há 9 anos como tentativa de motivar os jovens farmacologistas a estarem mais ativos dentro da sociedade. Ainda, explicou a nova aba da SBFTE Jovem no novo site da oficial da SBFTE que foi recém lançado.
A saber, o texto sobre a finalidade do comitê foi lido em voz alta para a ciência de todos: “SBFTE Jovem, founded in 2013, is the Young Committee of the Brazilian Society of Pharmacology and Experimental Therapeutics (SBFTE), comprised of young Pharmacologist’s members of the society. Our mission, working in association with the SBFTE Board of Directors, is to create a permanent political-scientific forum dedicated to undergraduate and graduate students, postdoctoral fellows, as well as young investigators and Junior faculty members. We aim to discuss pharmacology-related scientific topics in order to promote the early-career investigators development and to stimulate the participation, insertion and collaboration of our members into SBFTE activities”.
Em pauta, o próximo tópico abordado pela coordenadora foi a composição do comitê que deve ter no mínimo 3 membros e no máximo 5, sendo que todos devem ser sócios adimplentes da SBFTE. Ainda, das atribuições, constam na normativa de 2016: organizar ao menos uma reunião, participar da reunião da diretoria, participar da assembleia geral da SBFTE, trabalhar junto com a diretoria e interagir com o GT de iniciativas educacionais. Sobre o tópico organizar ao menos uma atividade no congresso, foi mencionada, a nossa atividade já cativa no Congresso anual da SBFTE, a mesa: “Além da Academia”. Em caráter especial, foi citada a nossa contribuição com a divulgação de materiais, artigos e redes sociais na tentativa de engajar os jovens farmacologistas para a participação na sociedade e no Congresso.
A coordenadora proferiu agradecimento público a Maurício Nin, por ter contribuído tão significativamente, mesmo que tenha se juntado ao comitê por tão pouco tempo. Ainda na parte dos agradecimentos, foram proferidos os nomes de Sanseray Cruz Machado, João Moraes Neto, Gilda Neves e Erick Ramos, ex-membros do comitê que estão sempre no auxílio dos atuais membros quando surgem demandas relevantes.
Foi realçada a participação do comitê na FESBE 2022, com a mesa “para além da Academia”, que acontece há 3 edições. Ainda, foi explanado sobre a solicitação de retomada da atividade “Meet the Professor”, pela diretoria da SBFTE. Tal atividade foi realizada em 5 outros eventos, e neste ano, em especial, foram adicionados a atividade, a confecção de vídeo-chamadas pelos membros do comitê com a participação dos professores convidados, para serem expostos nas redes sociais, na tentativa de engajar os jovens a participar do congresso, mesmo que no formato online.
O próximo tópico abordado discorreu sobre as atividades do comitê para o congresso da sociedade no ano de 2022, a saber: a mesa além da Academia, a Assembléia da SBFTE Jovem, o Meet the Professor, o II Concurso Cultural de divulgação Científica, e o Sorteio no Stand virtual da SBFTE Jovem. Foram expostas fotos para a demonstração de como as atividades ocorreram. Em seguida, a coordenadora proferiu agradecimento especial à Maíra Bicca, pela proposição e pela coordenação de diversas atividades no congresso, a saber: 1 simpósio, 2 palestras e o “Keynote talk” de encerramento do congresso pelo Prêmio Nobel de Medicina e/ou Fisiologia de 2019, reforçando o potencial deste membro, já ativo na sociedade antes mesmo de ingressar no comitê Jovem.
João Agostinho, vice-coordenador, assumiu a palavra para falar sobre a sua participação no GT de Iniciativas Educacionais. Discorreu sobre os desafios de participar das reuniões e da tentativa de garantir legalmente os direitos autorais sobre os materiais fabricados sob a tutela da SBFTE. Jamylle então reforçou sobre a contratação de advogados para auxiliar o GT, fato indicado pela diretoria. A coordenadora, ao reassumir a palavra, discorreu sobre a participação de ex-membros do comitê na IUPHAR ECR (Early Career Researcher). Em registro nesta ata, a saída de Sanseray Cruz e o ingresso de Gilda Neves, neste ano de 2022. A IUPHAR ECR é um grupo que faz um movimento semelhante ao da SBFTE Jovem, em nível internacional, em outros idiomas, e com maior amplitude.
Em continuidade, o próximo ponto tratado foi sobre a ampliação das atividades de divulgação científica, com os materiais submetidos ao I Concurso Cultural de Divulgação Científica da SBFTE Jovem, que presentemente estão com áudio, legendas, e traduzido em libras, com aprovação e fomento da diretoria da SBFTE. A iniciativa será estendida aos vídeos deste ano, do II CCDC da SBFTE Jovem, usando da mesma verba anteriormente aprovada. Reforçou-se o fato de que a votação do concurso está ainda aberta no Youtube e Facebook, incentivando a divulgação. Para esta edição, foi previsto que a votação ocorreria pelo Instagram. No entanto, por motivos técnicos precisaram ser retirados desta plataforma, a caráter momentâneo e a votação popular foi transferida para o youtube. Após a inserção da tradução em LIBRAS, os vídeos serão postados no instagram. Jamylle Ferro proferiu ainda um agradecimento geral a todos os autores dos vídeos, das duas edições do concurso, reafirmando a importância da iniciativa. A premiação conta com certificado e a isenção do pagamento da inscrição do congresso do ano seguinte, a SBFTE 2023. Adicionalmente, um agradecimento aos membros do comitê, diretoria e aos professores que participaram da primeira etapa de avaliação, a etapa técnica, a saber na categoria Simplificando Conceitos em Farmacologia: Daniel Fernandes (UFSC), Edla Herculano (UFF), João Alfredo de Moraes (UFRJ), Luis Eduardo Quintas (UFRJ), Maíra Assunção Bicca (JHU) e Sanseray Cruz Machado (FURG); na categoria Reposicionamento de Fármacos: Fabrícia Lima Fontes (UERJ), Alessandra de Souza (Fiocruz), Rosely Godinho (USP) e João Agostinho Machado Neto (USP). Ainda, uma contribuição valiosa na forma de avaliação técnica do Professor François Noel e Renata, sócios da SBFTE e do GT de iniciativas educacionais.
João Agostinho pediu a palavra para sugerir que seja elaborada uma carta oficial de agradecimento aos professores participantes do comitê avaliador, a ser redigida pelo comitê Jovem e assinada pela coordenadora. Na sequência, Jamylle abriu a todos para a votação da proposta, que foi aprovada por unanimidade.
Por conseguinte, foram apresentadas as ações propostas para o ano de 2023. Jamylle abordou a possibilidade de o comitê convidar outros experts para auxiliar nas tarefas de divulgação científica. A exemplo de Farmacologistas que estão presentes em regiões do Brasil onde não há representantes do comitê. Ainda, propôs maneiras de aumentar a divulgação dos vídeos do concurso e introduziu a possibilidade de elaborar uma carta com breve descrição dos vídeos e links para serem divulgados dentro dos programas de pós-graduação. Foi discursado a seguir sobre as atividades do comitê pré-congresso de 2023. “LIVES” abertas ao público, Cursos de formação para sócios (graduandos e pós-graduandos), ação com os sócios em vídeos sobre a importância da Farmacologia e da SBFTE, e ainda contatar programas de pós-graduação que não necessariamente possuem programas de Farmacologia.
João Agostinho relembrou que ligas acadêmicas entraram em contato com João Alfredo Moraes (ex-membro do comitê) para haver uma interação dentro das graduações, grupo potencial consumidor e propagador da divulgação científica. Os membros do comitê discorreram sobre o assunto das ligas e o potencial aumento dessa rede. Ficou acertado ainda que o Comitê tentará incluir a divulgação nos PGS que fazem cursos de verão e inverno, principalmente nos locais de baixa adesão às atividades da SBFTE. Maíra pediu a palavra para relembrar que a maioria dos inscritos no congresso não são membros e que precisamos fazer ações juntamente com a sociedade para tentar converter esses números em novos membros.
Outro ponto relevante foi destacado por Jamylle, sobre a decisão da diretoria de acatar um pedido antigo do Comitê de incluir um nome do comitê jovem para compor o comitê científico do congresso da sociedade de 2023. A diretoria sugeriu o nome de Maíra Assunção Bicca, visto que a mesma, já vem participando da organização científica do congresso por mais de 2 anos seguidos e agora é membro do comitê jovem. Ainda como atividades para o Congresso, foi falado sobre o retorno das atividades com as escolas públicas, como ocorreu no Congresso em Maceió, no ano de 2019, e no momento do evento da sociedade os alunos foram levados ao congresso, para vivenciarem de certa forma a vida científica.
Como perspectiva para 2023, foi ainda discutido sobre o calendário de “LIVES” que, se possível, antecede o congresso de 2023. Estando o calendário atualmente proposto e ainda incompleto para sugestões posteriores, foi pensado começar em Fevereiro com o dia das meninas e mulheres na ciência, e seguindo a cada 2 meses até o final do ano de 2023, em datas pertinentes. A sugestão é de que as “LIVES” sejam transmitidas pelo Instagram, Facebook e Youtube da SBFTE Oficial, com o auxílio da diretoria e da comunicação da SBFTE, para que seja feito o apoio técnico.
Jamylle Ferro seguiu apresentando em detalhes a ideia do formato de cursos para os sócios, graduandos e pós-graduandos. Os cursos a serem ocorridos antes do congresso com temas de interesse, como ensaios pré-clínicos e clínicos, como escrever artigos científicos, como fazer apresentações científicas, bioestatística, e etc. Maíra e João Agostinho já se disponibilizaram e a professora Bagnólia na Assembleia Geral também já se disponibilizou a participar ativamente. Maíra pediu então a palavra para sugerir que os cursos sejam avaliados posteriormente pelos atendentes, e que o curso mais procurado e bem avaliado seja reproduzido como curso no congresso da sociedade de 2024, sendo enviada a proposta para a aprovação da diretoria em Janeiro de 2024. João Agostinho e Jamylle pontuaram positivamente sobre a proposta apresentada. Jamylle versou sobre o congresso ser no Estado de São Paulo e a necessidade de recrutar Jovens Farmacologistas para compor a comissão local.
Os membros do comitê julgaram necessário discutir sobre a gratuidade da inscrição e diárias para o congresso de 2023 para membros do Comitê, em vista da ausência de gastos com as diárias nos 3 anos em que o congresso ocorreu de forma online/virtual, e também em razão do comitê realizar 10 anos e a sociedade 55 anos, no ano de 2023.
Jamylle abriu a palavra aos membros jovens que participam da Assembleia. Everlaine Santos e Felipe Porto (recém-aprovado membro da sociedade) fizeram falas de muita significância em relação ao comitê, destacando a sua importância. A coordenadora reforçou ainda que todas as ações do comitê são supervisionadas pela diretoria e que é essencial estar sempre propondo ideias, mesmo que, a priori, sejam negadas, podendo ser lapidadas e colocadas em prática, e estar no comitê é um momento de aprendizado para todos.
Maurício pediu a palavra para sugerir que a normativa seja reavaliada de tempos em tempos, para que se mantenha o padrão do comitê e o envolvimento de todos. Tendo em vista sua participação anterior em outros comitês e experiência, fez propostas para aumentar o engajamento dos jovens e o interesse de participar do comitê. Sugeriu a confecção de QUIZ via redes sociais todo mês, na tentativa de aumentar o engajamento dos jovens. Jamylle sugeriu abertura de caixinha de perguntas para perguntar aos jovens o que gostariam de saber sobre Farmacologia. Maíra sugeriu que estas atividades ao longo do ano sejam contabilizadas e recompensadas durante o congresso de 2023.
Weverton realçou o papel essencial de Jamylle na comissão, e que sem ela nada seria possível acontecer. Ativa dentro do comitê e engajando os alunos no one-on-one, e também o pouco envolvimento de outras regiões que não o sudeste nas principais atividades da sociedade, reforçando a representatividade deste membro.
Os membros todos se engajaram em brincadeiras, compartilhando a alegria de confraternizarem juntos, celebrando a contribuição de todos para que tudo tenha acontecido de forma precisa durante o congresso de 2022. Jamylle ainda reforçou a ausência de um membro da diretoria, a ausência de ex-membros e a baixa audiência neste ano durante esta assembleia, e agradeceu a presença de todos. Quórum de 7 pessoas em total na Assembleia Geral da SBFTE Jovem de 2022.
Nada mais havendo a tratar, Jamylle Ferro, coordenadora da SBFTE Jovem, agradeceu a presença de todos, deu por encerrada a reunião e mandou lavrar a presente ata, que foi assinada pelos membros da comissão.
Jamylle Nunes de Souza Ferro (UFAL)
João Agostinho Machado Neto (ICB-USP)
Weverton Castro Coelho Silva (UNICAMP)
Maíra Assunção Bicca (JHU)
Mauricio Schüler Nin (FACTUM)
Estando ainda, presentes na reunião:
Felipe Porto
Everlaine Leite Santos