SIG Farmaco – Estudos Experimentais na Busca de Inovações para Doenças Ulcerosas Pépticas
14 de agosto de 2023Eleição SBFTE Jovem 2023
24 de agosto de 2023SIG Farmaco – Estudos Experimentais na Busca de Inovações para Doenças Ulcerosas Pépticas
14 de agosto de 2023Eleição SBFTE Jovem 2023
24 de agosto de 2023Prêmio Farmacologista Sênior 2023: Prof. Bernardo Boris Vargaftig
É com grande alegria que anunciamos o Prof. Bernardo Boris Vargaftig como o vencedor do Prêmio Farmacologista Sênior 2023 – uma iniciativa da Sociedade Brasileira da Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos. O Prof. Vargaftig apresentará a conferência intitulada “A Monument to Aspirin” na sessão de abertura do 55° Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, que acontece entre os dias 25 a 28 de setembro de 2023, em Foz do Iguaçu (PR). Na oportunidade ele receberá as merecidas homenagens pela premiação.
Conheça o Professor Vargaftig
Nascido na Argentina e com cidadania brasileira, Bernardo Boris Vargaftig graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (1958-1963). Em 1964, como vários outros proeminentes cientistas brasileiros, Vargaftig sofreu feroz perseguição política durante a ditadura militar, tendo sido preso por mais de 50 dias pela polícia política do Governo. Diante de circunstâncias desafiadoras, e com sua indicação para Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas recusada, partiu para a França ainda no final de 1964 para construir uma trajetória científica internacional de excepcional sucesso no campo da Farmacologia. Fez contribuições notáveis e fundamentais em vários domínios do conhecimento em Farmacologia e Terapêutica Experimental, incluindo os estudos pioneiros sobre os AINEs mostrando seus efeitos no ácido araquidônico e no SRS-C que ajudaram entender melhor o papel dos prostanóides na inflamação; estudos sobre PAF que esclareceram o papel desse mediador na inflamação e principalmente na alergia; investigações sobre os mecanismos da inflamação pulmonar alérgica e não alérgica e o papel protetor dos estrogênios.
Na França, Vargaftig foi rapidamente contratado pela farmacêutica holandesa Organon, onde dirigiu por mais de uma década as pesquisas em farmacologia na filial francesa, tendo participado também de programas de pesquisa em parceria com as filiais holandesa e escocesa, desenvolvendo potenciais anti-inflamatórios e inovando no entendimento de seu modo de ação, principalmente no que diz respeito ao papel farmacológico dos mediadores lipídicos. Apresentou o trabalho como Tese para obtenção do grau de Docteur dÉtat, em 1972, tendo como mentor o respeitado Bioquímico Prof. Huber Clauzer. Este foi o foco principal do seu interesse de estudo durante toda a vida profissional.
Sua trajetória incluiu posições destacadas em instituições como o Centre International de Recherches Merrell, em Strasbourg, e o Institut Pasteur de Paris, onde liderou pesquisas pioneiras sobre venenos de serpentes e fosfolipídios, a exemplo do Fator Ativador de Plaquetas. Ainda em Strasbourg, liderou na Merrell uma equipe de quatro técnicos e um PhD, este último Michel Chignard, que juntamente com o Senior Technician, Jean Lefort, estiveram ao lado de Vargaftig, numa jornada de mais de 40 anos de fraterna e frutífera parceria durante sua estada na França.
Ao longo dos 25 anos no Instituto Pasteur, inúmeros pesquisadores brasileiros, incluindo estudantes de graduação, pós-doutores e investigadores consagrados, foram recebidos no Laboratoire de Pharmacologie Cellulaire por diferentes intervalos de tempo, como Renato Cordeiro, Momtchilo Russo, Patrícia M.R. e Silva, Marco Aurélio Martins, Alex Keller, Poseidon da Silva, Clystenes Silva, L. G. Carmo, Manassés Fonteles, Pedro Elsas e Maria Inês Elsas, dentre muitos outros.
No Institut Pasteur, além de bem-sucedidas investigações em linha com o passado, ampliou e fortaleceu a cooperação com cientistas brasileiros, principalmente com a USP, IOC-Fiocruz e a UFRJ. Em 1992, Vargaftig foi nomeado Doutor Honoris Causa da Unicamp. Sua forte convicção na importância do reconhecimento público da pesquisa o levou à organização de um grande número de reuniões científicas de grande sucesso, com palestrantes internacionais, muitas delas sob a grife da Institut Pasteur EuroConferences, São Paulo Research Conferences em 2007, e o Congresso Internacional de Inflamação em Natal, 2013. Antes disso, com Renato Cordeiro e outros colaboradores, também organizou eventos científicos internacionais de grande impacto no Rio de Janeiro.
Em 1986, com Otto Gotlieb e Renato Cordeiro organizou o exitoso Colloque Franco-Bresilian sur la Chimie et la Pharmacologie des Substances Naturelles en Inflammation, Allergie et Thrombose. Já em 1992, com Renato Cordeiro e Stephen Prescott, organizou o Lipid Mediator and Cytokine interactions in Inflammation, um evento satélite do 4th International Congress on Platelet Avtivating Factor and Relatedi Lipid Mediators, além de outros meetings internacionais sob a grife do PAF Club realizados com Renato Cordeiro e Pierre Braquet na Fiocruz.
Aos 65 anos, aposentou-se no Institut Pasteur, retornando ao Brasil e para a USP em 2005. No Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas, associou-se à equipe do Prof. Wothan Tavares de Lima para estudar os mecanismos da inflamação pulmonar desencadeada por lesões intestinais.
Parabenizamos o Professor Vargaftig por essa conquista merecida e aguardamos ansiosamente para homenageá-lo durante o nosso Congresso SBFTE 2023 em Foz do Iguaçu. Suas contribuições continuam inspirando e moldando o mundo da Farmacologia no Brasil e além!