Congresso 2022: Inscrições e Submissão de Trabalhos abertas
4 de maio de 2022Bolsa de pós-doutorado pelo CNPq no Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos
12 de maio de 2022Congresso 2022: Inscrições e Submissão de Trabalhos abertas
4 de maio de 2022Bolsa de pós-doutorado pelo CNPq no Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos
12 de maio de 2022Combater a disseminação de falsas notícias foi o que motivou os estudantes Felipe Sostizzo e Guilherme Gazzi, ambos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a participarem do Concurso de Pôsteres para Estudantes Internacional da IUPHAR (International Union of Basic and Clinical Pharmacology). No trabalho intitulado “Seja você mesmo um Cientista! Aprenda como validar informações que você encontra na internet”, os jovens pesquisadores ensinam um passo a passo didático e divertido, orientando o público leigo como checar a veracidade das notícias distribuídas diariamente pela internet.
“Durante a pandemia de COVID-19, ficou clara a importância de se combater a disseminação de notícias falsas. Afinal, elas incentivaram um amplo uso de tratamentos ineficazes para pacientes acometidos pelo vírus, mesmo não havendo evidências científicas concretas que justificassem seu uso. Assim, criou-se uma falsa sensação de segurança e diminuíram-se as exigências de cuidado com o vírus, o que pode ter sido um dos fatores que contribuíram com a dificuldade do Brasil no combate à pandemia”, explica Felipe.
O pôster foi contemplado com o segundo lugar na competição e será premiado durante o webinar, promovido pela IUPHAR, em 5 de maio.
O Concurso de Pôsteres para Estudantes Internacionais está em sua segunda edição e faz parte das ações realizadas pela IUPHAR em comemoração ao World Smart Medication Day, com o objetivo de promover o desenvolvimento da farmacologia clínica e aumentar a conscientização sobre o uso mais seguro e eficaz de medicamentos.
É com grande orgulho que a SBFTE vê essa premiação, tendo a honra de, pelo segundo ano consecutivo, ter seus jovens estudantes reconhecidos. Parabenizamos o trabalho dos alunos Felipe Sostizzo e Guilherme Gazzi, sob a orientação da Profa. Helena Maria Tannhauser Barros.
Confira o pôster completo e em alta resolução na imagem abaixo: