Estudo indica que dor neuropática é inibida através da interrupção da via metabólica KYNPATH
18 de fevereiro de 2021SIG Farmaco: “Melatonina natural produzida no pulmão e a proteção contra o coronavírus”
26 de fevereiro de 2021Estudo indica que dor neuropática é inibida através da interrupção da via metabólica KYNPATH
18 de fevereiro de 2021SIG Farmaco: “Melatonina natural produzida no pulmão e a proteção contra o coronavírus”
26 de fevereiro de 2021Conheça a Diretoria 2021-2023
Desde o dia 1o de janeiro de 2021, a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) está sob nova direção. A gestão 2021-2023 é presidida por Marco Aurélio Martins, da Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), e tem como vice-presidente Thiago Mattar Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); como diretora administrativa Flávia Almeida Santos, da Universidade Federal do Ceará (UFC); como diretora executiva Teresa Cristina Tavares Dalla Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, como diretor financeiro, Richardt Gama Landgraf, da Universidade Federal de São Paulo em Diadema (Unifesp-Diadema).
Conheça os diretores:
Presidente: Marco Aurélio Martins (Fiocruz-RJ)
Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e Pesquisador nível 1A do CNPq. Desde 1991, chefia o Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz.
Possui 179 artigos publicados em revistas indexadas, tendo orientado 14 teses de mestrado, 15 de doutorado e 9 pós-doutorados. É editor setorial de Farmacologia do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e membro do corpo de editores do Frontiers in Pharmacology.
Atua na área de farmacologia do processo inflamatório onde desenvolve estudos prospectivos e pré-clínicos de substâncias de origem natural e sintética, para o tratamento de doenças inflamatórias pulmonares como asma, silicose e DPOC.
Vice-Presidente: Thiago Mattar Cunha (USP-RP)
Professor Associado da FMRP-USP e editor acadêmico de periódicos internacionais como Brain Research, Frontiers in Pharmacology e Inflammation Research. Atua principalmente nos seguintes temas: Neurobiologia da dor inflamatória e neuropática e Mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos dos analgésicos.
Foi membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Foi agraciado com prêmios científicos nacionais e internacionais, incluindo o prestigiado 2020 Patrick D. Wall Young Investigator Award for Basic Science da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP).
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), mestrado e doutorado, pós-doutorado e Livre-Docência em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Diretora Administrativa: Flávia Almeida Santos (UFC)
Professora Associado de farmacologia e membro permanente do Colegiado dos Programas de Pós-graduação em Farmacologia e em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora no Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT IBISAB) e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Farmacologia de Produtos Naturais no Trato Gastrintestinal e na Obesidade.
Tem experiência na área de farmacologia de produtos naturais, com ênfase no estudo experimental de plantas medicinais e de seus princípios ativos em disfunções do trato gastrointestinal e em distúrbios metabólicos.
Em 2020, compôs a lista de pesquisadores que estão entre os 2% melhores, em seu subcampo de pesquisa, de acordo com o índice de citações, publicado pela revista Plos Biology.
Possui graduação em Farmácia, mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC.
Diretora Executiva: Teresa Cristina Tavares Dalla Costa (UFRGS)
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Laboratório de Farmacocinética e Modelagem PK/PD e líder do Grupo de Pesquisa CNPq – Avaliação Farmacológica e Modelagem PK/PD. Além de membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF).
Realiza pesquisas na área de farmacocinética, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacocinética de novas moléculas e de fármacos encapsulados em nanopartículas, microdiálise, modelagem PK/PD de medicamentos, farmacometria.
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Ciências Farmacêuticas também pela UFRGS. Realizou o doutorado em Farmácia pela University of Florida.
Diretor Financeiro: Richardt Gama Landgraf (Unifesp-Diadema)
Professor Associado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema. Bolsista de Produtividade CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq – Programação Fetal e Inflamação. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFESP e Coordenador do Biotério Central da UNIFESP-Diadema.
Tem experiência na área de Farmacologia/Imunologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, mediadores inflamatórios, bradicinina, inflamação das vias aéreas, endotelina, óxido nítrico, histamina, desnutrição e programação fetal.
Doutor em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutor pela Universidade Federal de São Paulo, disciplina de Nefrologia. Bacharelado e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro.
Além da diretoria, a Sociedade também conta com o trabalho do Conselho Deliberativo e Fiscal, eleito para o triênio.
Conselho Deliberativo
André Sampaio Pupo (Unesp-Botucatu)
Bagnólia Araújo Costa (UFPB)
Cláudia Lúcia Martins da Silva (UFRJ)
Maria das Graças Muller de Oliveira Henriques (Fiocruz-RJ)
Paulo César Ghedini (UGF)
Rui Daniel Schröder Prediger (UFSC)
Soraia K. P. Costa (USP)
Conselho Fiscal
Cristiano Gonçalves Ponte (IFRJ) – Membro titular
Luisa Mota da Silva (Univali) – Membro titular
Eduardo Koji Tamura (UESC) – Membro titular
Ana Lucia de Aguiar Pires (Fiocruz) – Membro suplente
Rosane Gomez (UFRGS) – Membro suplente