
Iniciativas Educacionais: “Efeito placebo vs. efeito nocebo”
5 de novembro de 2025
SBFTE realiza o 57th Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics na Universidade de São Paulo (USP)
5 de novembro de 2025
Iniciativas Educacionais: “Efeito placebo vs. efeito nocebo”
5 de novembro de 2025
SBFTE realiza o 57th Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics na Universidade de São Paulo (USP)
5 de novembro de 20251º Simpósio de Inovação e Produtos Naturais reúne pesquisadores e estudantes no Instituto Butantan
Como atividade satélite do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), foi realizado, no dia 20 de outubro, em São Paulo (SP), o 1º Simpósio de Inovação e Produtos Naturais: Rumo a Novos Medicamentos, sediado na Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB). O evento resultou de uma parceria entre a Comissão da Rede Norte-Nordeste-Centro-Oeste (SBFTE) e a ESIB, contando com o apoio do Vice-Diretor do Instituto Butantan, Prof. Rui Curi, e da dedicada comissão local: Aryene Trezena, Cristiane Flora Villarreal (UFBA), Fernanda Regina Casagrande Giachini Vitorino (UFMT), José Wilson do Nascimento Corrêa (UFAM), Maria Teresa Ghiuro Valentini Abdullatif (IBu), Soraia K. P. Costa (USP-SP), Vanessa Olzon Zambelli (IBu) e Wothan Tavares de Lima (USP-SP).
Com público de mais de 200 participantes, o simpósio reuniu estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país, com destaque para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de representantes de laboratórios farmacêuticos, Universidade de São Paulo (USP) e da agência de fomento FAPESP.
A mesa de abertura, conduzida pela Profa. Bagnólia Araújo Costa (UFPB, diretora administrativa da SBFTE), contou com a presença dos professores: Soraia K. P. Costa, José Wilson do Nascimento Corrêa, Rui Curi e Vanessa Olzon Zambelli.

Professores Soraia K. P. Costa, José Wilson do Nascimento Corrêa, Vanessa Olzon Zambelli. Rui Curi e Bagnólia Araújo Costa
A palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Esper Georges Kallás, Diretor e Pesquisador do Instituto Butantan, que destacou os avanços científicos da instituição e as perspectivas para o desenvolvimento de novas vacinas e anticorpos.
Entre os destaques do evento estiveram a coordenação do Prof. Calixto e a sessão de pitches, que apresentou projetos com níveis intermediários de maturidade tecnológica, avaliados por uma banca composta por João Batista Calixto (CIEnP, Coordenador), Andrea Balan (USP-SP), German E. Wassermann (Cristália), Guilherme Pasetto Fadanni (Aché Laboratórios Farmacêuticos), Gustavo Mendes Lima Santos (Eli Lilly and Company) e Maiara Pigatto (Eurofarma).
O simpósio também promoveu momentos de integração e descontração, como a palestra de encerramento, “Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos do Bioma Amazônico”, ministrada pelo Prof. José Carlos Tavares Carvalho (Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá e Ex-Reitor), e uma apresentação musical com Marília Ruberti, encerrando o encontro em clima de celebração e entusiasmo pela ciência.
Agradecimento especial aos apoios locais: Maria Teresa Ghiuro Valentini Abdullatif (coordenadora pedagógica administrativa), Giordana Mucciolo (Coordenadora de Eventos e Relações Públicas) e das pesquisadoras Dras. Vanessa Zambello e Aryene Trezena.
“A realização deste simpósio reflete o compromisso da SBFTE em promover a inovação e o diálogo entre diferentes regiões do país, conectando a pesquisa acadêmica em Farmacologia às demandas da sociedade e da indústria farmacêutica nacional”, destacou a Profª Soraia K. P. Costa, presidente da SBFTE.
Confira as fotos do evento neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1qqtzs026EA8bmJokM1xs28DZ7vq_wMWr?usp=sharing






